BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Estilo clássico e romântico

Esse estilo clássico e romântico nasceu no século 18 na Provence, região do sul da França cercada de campos, montanhas e paisagens iluminadas pelo sol, que serviram de inspiração a artistas como Van Gogh (1853-1890), Paul Gauguin (1848-1903) e Henri Matisse (1869-1954).

Como era muito forte a influência dos reis franceses nessa época, com seus ricos castelos, móveis, tecidos e roupas, os camponeses da Provence procuravam ter em casa os mesmos ares da corte. Com muita criatividade e pouco dinheiro, os artesãos locais recriavam peças com madeira clara e barata. No lugar das folheações douradas nos acabamentos dos móveis, cores suaves, toques levemente desgastados e entalhes mais simples e rústicos.

Em meados do século 20, houve um ressurgimento do estilo, em que várias peças foram reeditadas e, hoje, a decoração segue os passos daqueles camponeses: "Quanto mais rústica a pintura feita nos móveis, mais bonito e original ele fica. Com isso, podemos reciclar muitas peças e ainda contar com móveis personalizados e exclusivos em casa".

Lojas especializadas
A procura por esse estilo nas lojas é crescente, a exemplo da rede Tok & Stok (www.tokstok.com.br), que da totalidade de seus itens, 15% são de produtos no estilo provençal - em 2005 totalizava menos da metade desse número (7%).

Inaugurada em 2002, a loja La Provence (www.laprovencebrasil.com.br), em São Paulo, passou por uma reforma no ano passado, com espaços e vitrines temáticas ¿ alterados periodicamente para apresentar o mix de produtos da loja. Além disso, a marca lançou a linha infantil,com a inauguração do espaço La Provence Bebê. Agora oferece decoração especial para quartos de bebê, além de uma linha de enxovais, acessórios e roupas bem ao gosto da Provence: tons pastel, listras, bordados e xadrezes.

A loja Lu Martinez Baby Store (www.lumartinez.com.br) conta com um serviço diferenciado, o Marque Le Jour, cujo objetivo é levar até a casa ou escritório da cliente tudo o que é necessário para a chegada do bebê. É preciso apenas marcar uma visita por telefone ou por e-mail, que Lu e suas consultoras vão até o local mais apropriado com catálogos de móveis, amostras de tecidos, enxovais completos e roupinhas, tudo para criar um projeto para o quarto do bebê. O serviço está disponível para todo o País, mas as visitas pessoais acontecem apenas em São Paulo; em outros Estados, a consultoria é feita via e-mail e telefone. Recebendo a planta do quarto por e-mail, a loja realiza o projeto, sugere móveis, orçamentos e envia por correio as amostras de tecidos.

A Secrets de Famille (www.secretsdefamille.com.br), com lojas no Rio de Janeiro e São Paulo, oferece a "art de vivre francaise", com móveis feitos por artesãos formados na França, sempre atualizados sobre pátinas e acabamentos. Um dos destaques é a pátina antique, que reproduz perfeitamente o envelhecimento da madeira pelo tempo - até com os buraquinhos de cupins.

Um comentário:

  1. Gostaria que conhece-se meu Ateliê de Moveis Classicos feitos a mão (Handmade) customizados de acordo com o projeto de design de interiores e medidas,o Artificie Américo Neves atua a 44 anos em SP,visite nosso Ateliê.

    http://www.americonevescadeiras.com.br

    ResponderExcluir